Sobre o Evento

Um ano desafiador para a Educação

Como se preparar para as mudanças impostas a todos os segmentos da área?

Em meio a uma pandemia global, as aulas presenciais foram suspensas em todo o Brasil. Porém, a educação segue a todo vapor em busca de soluções frente a um dos momentos mais atípicos da história. 

O Summit Educação Brasil nasce nesse cenário de intensas transformações e, em sua primeira edição, propõe debates sobre a reinvenção do modelo dos Ensinos Básico e Superior no mundo todo.

Professores, empresários e autoridades do segmento refletirão acerca dos novos desafios econômicos, sociais e sanitários que este período exige. Ao participar dessa troca, você tem a oportunidade de acompanhar, de perto, a consolidação da educação do futuro. 

Garanta seu ingresso

100% online, gratuito e ao vivo De 24 a 28 de agosto: das 9h às 11h
31 de agosto: das 13h às 15h

Inscreva-se gratuitamente

Programação

KEYNOTE SPEAKER

Graciélli Ghizzi-Hall
Conselheira de cooperação internacional e engajamento do Ministério da Educação da Nova Zelândia

Graduada em Relações Internacionais e Antropologia pela Universidade Victoria de Wellington, capital da Nova Zelância, Graciélli Ghizzi-Hall é mestre em Relações Internacionais pela mesma instituição. É conselheira de cooperação internacional e engajamento do Ministério da Educação da Nova Zelândia desde 2017. Também compõe a Comissão Nacional da Nova Zelândia para a UNESCO. Coordena o trabalho do Ministério da Educação neozelandês com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Atua há mais de 10 anos nas áreas de educação e cooperação internacional, com passagens por órgãos do governo da Nova Zelândia e da Organização das Nações Unidas (ONU).

24/08

PAINEL 1 - O desafio da volta às aulas na rede pública

  • Quais alunos devem voltar primeiro?
  • O que fazer para tentar recuperar a aprendizagem de quem não conseguiu aprender a distância?
  • Como manter distanciamento com salas superlotadas?
  • Como buscar os alunos que se evadiram?
  • A desigualdade deve aumentar pós pandemia?
  • É possível reprovar nesse contexto?
  • Como lidar com os pais que não querem que os filhos voltem e manter o ensino para quem vai ficar em casa?

Angela Dannemann

Superintendente do Itaú Social

Saiba mais+

Angela Cristina Dannemann é Engenheira Química (UFBA), mestre em Administração (IBMEC-RJ) e especialista em Avaliação de Programas (CEATS/FIA/USP). Atualmente é superintendente do Itaú Social. Participa dos conselhos do CONSOCIAL FIESP (Conselho Superior de Responsabilidade Social), do CIEB (Centro de Inovação da Educação Brasileira), do CIVI-CO – Polo de Impacto Cívico Social e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Infância no Brasil). É associada da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional) e da AEA (American Evaluation Association) e foi fundadora da RBMA (Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação).

Rossieli Soares

Secretário de Educação do Estado de São Paulo

Saiba mais+

Com mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, o advogado Rossieli Soares da Silva é secretário de Educação do Estado de São Paulo desde janeiro de 2019. Foi ministro da Educação de abril a dezembro de 2018. Exerceu, também no Ministério da Educação, o cargo de secretário de Educação Básica entre maio de 2016 a abril de 2018 e foi conselheiro do Conselho Nacional de Educação, no mesmo período. Foi secretário de Estado da Educação do Governo do Amazonas e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas no período de agosto de 2012 até maio de 2016.

Vitor de Angelo

Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo

Saiba mais+

Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e professor de Ciência Política da Universidade Vila Velha.

Priscila Cruz

Presidente Executiva do Todos pela Educação

Saiba mais+

É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government e aluna destaque 2014/2015. É graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). É presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), do Museu de Arte Moderna de São Paulo, da Fundação Itaú Social, do Instituto Singularidades, do CEIPE/FGV e do Diversa do Instituto Rodrigo Mendes; é membro do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

Fred Amancio

Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco

Saiba mais+

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e, MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV do Rio de Janeiro. Auditor Fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda desde 1995, exerceu diversas funções e cargos, como chefe de fiscalização de combustíveis, coordenador de planejamento e acompanhamento e, ainda, diretor de legislação e tributação. Fred Amancio também foi secretário de Saúde, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Também exerceu a função de secretário de Planejamento e Gestão. Em 2015 assumiu como Secretário de Educação e Esportes, cargo que ocupa atualmente. Foi Presidente do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) entre 2016 e 2017. Atualmente é Vice-Presidente do CONSED.

Mediação

Renata Cafardo

Repórter especial e colunista de Educação do Estadão e da Rádio Eldorado

25/08

Painel 2 - Como as escolas particulares se preparam para a retomada

  • Como lidar com questões emocionais dos professores e alunos?
  • Como fica a expectativa dos alunos que estão no último ano do ensino Médio e Enem, marcado para janeiro de 2021?
  • Como exigir regras sanitárias e de distanciamento de crianças de menos de 5 anos?
  • Falência de escolas e demissão de professores.
  • Como lidar com os pais que não querem que os filhos voltem e manter o ensino para quem vai ficar em casa?
  • Reprovação.

Ana Beatriz Ricchetti Ferreira

Aluna do Colégio Visconde de Porto Seguro

Saiba mais+

Diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares (ABEPAR) Bio: Diretor do ABEPAR. Diretor do Colégio Uirapuru - Sorocaba SP. Ex- Secretário Municipal de Sorocaba. Ex-Presidente Conselho Estadual de Educação SP. Ex-Conselheiro do Conselho Nacional de Educação.

Silvia Gasparian Colello

Professora da pós-graduação da Faculdade de Educação da USP

Saiba mais+

Pedagoga com Mestrado, Doutorado e Livre-docência pela Faculdade de Educação da USP. Atua como docente nessa mesma instituição nos programas de Mestrado e Doutorado. Como pesquisadora dos temas "Alfabetização e Letramento", "Ensino da Língua escrita", "Práticas pedagógicas" e "Formação de professores", publicou diversos artigos e livros (silviacolello.com.br)

Arthur Fonseca Filho

Diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares (ABEPAR)

Saiba mais+

Diretor do ABEPAR. Diretor do Colégio Uirapuru - Sorocaba SP. Ex- Secretário Municipal de Sorocaba. Ex-Presidente Conselho Estadual de Educação SP. Ex-Conselheiro do Conselho Nacional de Educação.

Mediação

Renata Cafardo

Repórter especial e colunista de Educação do Estadão e da Rádio Eldorado

26/08

Painel 3: Como manter o currículo de escolas internacionais e o preparo para quem quer estudar fora.

  • Como fazer aulas bilíngues pela internet?
  • Como estruturar projetos interdisciplinares com parte da aula a distância e parte presencial?
  • O que trouxeram de experiências de outros países no contexto da pandemia?
  • Como manter o contato com a segunda língua em tempos de distanciamento?
  • O que mudou na preparação dos alunos que se preparam para estudar fora do País?
  • Como estão lá fora os estudantes brasileiros?

Andrea Tissenbaum

Consultora especialista em educação internacional e autora do Blog da Tissen, sobre estudar no exterior.

Saiba mais+

Psicóloga, com pós-graduação pela California School of Professional Psychology, EUA, a Tissen é apaixonada por culturas e educação internacional. Há 15 anos atende pessoas de todo o Brasil em seus projetos de estudar no exterior. Desde 2014 escreve as matérias do Blog da Tissen no Estadão digital.

Denise Lam

Diretora Acadêmica da Red House International School

Saiba mais+

Diretora Acadêmica da Red House International School e chefe do Departamento de Inclusão da escola. Formada em Letras e Pedagogia, é coordenadora do programa internacional International Baccalaureate –Primary Years Programme, palestrante e especialista em Educação Especial e idealizadora do TEAjudo.aprender no Instagram.

Marcello Marcelino

Professor e pesquisador em aquisição da linguagem da Unifesp

Saiba mais+

Pós-doutorado em Linguística pela New York University; Doutor em Linguística pela UNICAMP. É professor no Departamento de Letras e na pós-graduação da UNIFESP, onde desenvolve pesquisa em bilinguismo e aquisição de segunda língua.

Felipe Fonseca

Fundador da Daqui pra Fora

Saiba mais+

Formado em Administração de Empresas pela Winthrop University nos EUA. Fundador da Daqui pra Fora, consultoria educacional que desde 2001 prepara estudantes para o processo seletivo de universidades no exterior.

Luca Marini

Aluno da University of Notre Dame

Saiba mais+

Cursando o segundo ano de Finanças e Desenvolvimento internacional na faculdade americana University of Notre Dame du Lac, estudou na Escola Americana de Campinas/SP e atualmente trabalha com a JIFFI, uma ONG de microfinanciamento liderada por alunos da universidade que ajuda a comunidade carente local. Futuramente quer trabalhar no mercado financeiro e sonha em começar sua própria ONG focada em educação e na criação de jovens líderes.

Mediação

Renata Cafardo

Repórter especial e colunista de Educação do Estadão e da Rádio Eldorado

27/08

Painel 4 - A polêmica da educação infantil durante a pandemia

  • As dificuldades desse momento para crianças pequenas;
  • O ensino remoto não funciona para 0 a 5 anos e também não é recomendado, qual a opção?
  • Como estimular em casa as crianças quando ainda não podem ir para a escola, há prejuízo no desenvolvimento?
  • Como será a volta às aulas, é possível manter protocolos sanitários com crianças pequenas?
  • Que impactos emocionais as crianças tiveram nessa primeira infância?
  • Alfabetização.

Carolina Velho

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Integrante da Rede Nacional pela Primeira Infância. Pesquisadora do GPEIS - Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Subjetividade.

Saiba mais+

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil desde 1996. Inicialmente em sala de aula como professora e posteriormente como coordenadora/gestora. Foi coordenadora-geral de Educação Infantil no Ministério da Educação (2017/2018. Integra a Rede Nacional Primeira Infância. Pesquisadora do GPEIS - Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e coordena o CEI- Cultura, Educação e Infâncias.

Marco Aurélio Sáfadi

Professor Adjunto e Diretor do Depto. De Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Professor Adjunto e diretor do departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Presidente do departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria; Membro do SAGE (Grupo Estratégico de Experts Consultores) em vacinas meningocócicas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Rosely Sayão

Psicóloga e colunista do Estadão

Saiba mais+

Escritora, psicóloga e consultora educacional, tem mais de 40 anos de experiência em clínica, supervisão, consultoria e docência. Foi colunista dos jornais Folha de S.Paulo e Notícias Populares e da revista Veja. Atualmente, é colunista do jornal O Estado de São Paulo, da rádio BandNews fm, realiza palestras e faz atendimento remoto de famílias.

Bruno Caetano

Secretário municipal de Educação de São Paulo

Mestre em Ciência Política pela USP. Atuou como secretário de comunicação do Governo de São Paulo e como superintendente do SEBRAE implantou a primeira escola pública de empreendedorismo do Brasil. Atualmente, está como secretário municipal da Educação da cidade de São Paulo, maior rede municipal de ensino da América Latina.

Mediação

Renata Cafardo

Repórter especial e colunista de Educação do Estadão e da Rádio Eldorado

28/08

Painel 5 - As universidades e o desafio de continuar online no segundo semestre.

  • Perda de alunos por causa da pandemia;
  • Como avaliar e formar profissionais a distância?
  • Como gerenciar aulas práticas e de laboratório?
  • O preparo dos professores para ensinar online.

Rodrigo Capelato

Diretor-executivo do Semesp

Saiba mais+

Diretor-executivo do Semesp (entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil), coordenador do Instituto Semesp, um centro de inteligência analítica responsável por diversos estudos e pesquisas, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil, economista pela USP, doutorando pela Universidade de Coimbra.

Marcelo Knobel

Reitor da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp

Saiba mais+

Professor titular de Física e reitor da Universidade Estadual de Campinas. É também membro do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Entre agosto de 2015 e novembro de 2016 dirigiu o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do CNPEM. É fellowda Eisenhower Fellowships (2007), da John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2009) e da Fundação Lemann (2015). Já publicou mais de 250 artigos científicos e 15 capítulos de livros, e frequentemente escreve textos de opinião e de divulgação científica para jornais e revistas.

Mozart Neves Ramos

Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira - USP

Foi Reitor da Universidade Federal Pernambuco e Secretário de Educação de Pernambuco. Foi Presidente Executivo do Movimento Todos pela Educação. Foi Diretor do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação e Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto.

João Carlos Salles

Reitor da Universidade Federal da Bahia

Saiba mais+

Professor titular do Departamento de Filosofia da UFBA. Reitor da UFBA desde 2014, foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a ANDIFES. É pesquisador do CNPq e membro da Academia de Ciências da Bahia e da Academia de Letras da Bahia.

Mediação

Renata Cafardo

Repórter especial e colunista de Educação do Estadão e da Rádio Eldorado

Dia 31/08

PAINEL 6 - O legado da digitalização no mercado e os efeitos no currículo acadêmico - Das 13h às 15h

  • A nova economia e o desafio de ter colaboradores que sejam adaptáveis, confiantes, flexíveis e autônomos;
  • Os processos de digitalização e a coexistência do ensino virtual e presencial;
  • Mudança no perfil dos docentes visando formar alunos para sociedade 5.0;
  • Preparação para o profissional do futuro combinando o conceito tecnológico e humano.

Ana Carnaúba

Diretora D-Influencers Mercado da Deloitte

Saiba mais+

Sólida experiência em soluções para a administração e gestão de Real Estate envolvendo estudos de vocação, análise de viabilidade econômico-financeira e desenvolvimento de produtos. Sua experiência inclui a condução de estratégias relacionadas ao start-up de empresas, aquisições de terrenos e desenvolvimento de parcerias de negócios.

Gustavo Donato

Reitor do Centro Universitário FEI

Saiba mais+

Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP EAESP e graduado em Engenharia Mecânica pela FEI. Complementam sua formação experiências e certificações internacionais nas áreas técnicas e de gestão. Nos anos anteriores, atuou como responsável pela Plataforma de Inovação da FEI, Chefe de Departamento e Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, como Coordenador do Programa de Iniciação Científica e como membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) da mesma instituição. Tem experiência em Educação Superior e em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação envolvendo Projetos nas áreas de Engenharia Mecânica e Materiais.

Lucas Mendes

Cofundador da Revelo

Saiba mais+

Na sua carreira, já trabalhou na Goldman Sachs, fundou o Beleza na Web, comércio eletrônico no espaço de cosméticos e é membro de conselho de outras empresas. É formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo, mestre pela Ecole Polytechnique (França) e possui MBA pela Stanford University.

Priscila Gonsales

Diretora-executiva do Educadigital

Saiba mais+

Máster em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pesquisadora da Cátedra UNESCO em Ead na Universidade de Brasília e em Inteligência Artificial na PUC-SP. Professora da pós-graduação Formação Integral de Educadores no Instituto Singularidades. Diretora-fundadora do Instituto Educadigital, organização atuante pela causa da educação aberta associada à promoção dos direitos digitais.

Priscila Gonsales

Diretora-executiva do Educadigital

Saiba mais+

Máster em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pesquisadora da Cátedra UNESCO em Ead na Universidade de Brasília e em Inteligência Artificial na PUC-SP. Professora da pós-graduação Formação Integral de Educadores no Instituto Singularidades. Diretora-fundadora do Instituto Educadigital, organização atuante pela causa da educação aberta associada à promoção dos direitos digitais.

Mediação

Renata Cafardo

Repórter especial e colunista de Educação do Estadão e da Rádio Eldorado

Realização

Patrocinadores